sábado, 15 de agosto de 2009

Internet sem fio em Mossoró e no RN


A governadora Wilma de Faria - que é uma ‘twitteira’ assídua - inaugurou na última sexta-feira (14) o programa ‘Internet Para Todos’ que permite o acesso à internet livre para qualquer pessoa. Segundo a comuni~cação do governo o investimento no Programa será de R$ 2,4 milhões.

A iniciativa começou por Natal que terá ao todo três torres e 10 pontos de acesso. A Praça das Flores, no bairro de Petrópolis foi o primeiro ponto instalado - e já conta com o sinal para livre acesso à rede mundial. O próximo passo será o bairro de Mãe Luíza, também na capital. Os pontos a serem instalados na avenida Erivan França e demais áreas de Ponta Negra, com três pontos de acesso, tem lançamento previsto para 10 de outubro. Na Zona Norte da capital serão instalados três pontos de acesso. Em Candelária e no Centro Administrativo, outros dois pontos.

Depois o programa chegará às cidades-pólo do Estado: Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, com previsão de lançamento para 10 de novembro. Mossoró contará com uma torre e quatro pontos de acesso; e Caicó e Pau dos Ferros, ambas com uma torre e dois pontos de acesso cada.

A meta é concluir todo o projeto num prazo de 18 meses, universalizando o acesso à internet gratuita a toda a população norte-riograndense.

Wi-Fi em Mossoró
A cidade só possui dois pontos de acesso público gratuito de Internet: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, UERN e para clientes que freqüentam os espaços West Shooping, Restaurante Avenida e o Maison Café e em alguns hotéis.

Desde o início do ano a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mossoró fala dos preparativos de inaugurar os pontos públicos com oferta de conexão Wi-Fi. A PMM adquiriu três totens, cada máquina é semelhante ao caixa eletrônico, só que com computadores para acesso a Internet pela população. Esses totens são emissores de sinal de conexão Wi-Fi, ou seja, em qualquer ponto dos locais onde eles serão instalados quem estiver com Notebooks poderá conectar.

Os locais que receberão os totens que serão multiplicadores de sinal Wi-Fi conforme informado pela secretaria são a Arte da Terra, Memorial da Resistência e Praça da Convivência. Se não agir, a prefeitura poderá ter seu projeto ofuscado pela ágil iniciativa do Estado com o seu programa de ‘Internet para Todos’.

Outros exemplos

Há algum tempo no Rio de Janeiro, por exemplo, qualquer pessoa pode conectar-se na praia de Copacabana pela rede wireless. São 24 pontos de conexão sem fio somente na praia. Mas também uma cidade no interior do mesmo estado, Paraí, oferta o serviço pra cidade inteira.

3 comentários:

  1. Acho muito interessante que o Governo do Estado tenha essa iniciativa de instalar a internet em alguns municípios do Rio Grande do Norte, entre eles a cidade de Mossoró, disponibilizando-a gratuitamente.

    Entretanto, faço algumas ressalvas à boa intenção da governadora: que a boa intenção não fique apenas na instalação, mas também se estenda para a manutenção, pois a experiência que temos com os serviços públicos em nosso país como um todo aciona o nosso "desconfiômetro".

    Que a internet venha e com ela a intenção de mantê-la em bom funcionamento e dizendo isso, não estou me referindo apenas aos consertos quando algum componente quebrar, mas também na manutenção de bons serviços, atualizando equipamentos que a velocidade se mostrar lenta com o excesso de conexões da população.

    Faz algum tempo que venho pregando a instalação da internet gratuita pelo poder público, acreditando até que o poder municipal deveria ser o responsável pela instalação, colocando Mossoró na dianteira no Estado. Infelizmente, a vocação para o pioneirismo da cidade já desapareceu faz algum tempo.

    ResponderExcluir
  2. Ivanaldo, concordo completamente com você! Estamos distantes da inclusão digital anunciada, já que não se faz este tipo de inclusão apenas comprando computadores. É preciso mais que isso. É preciso identificar os mecanismos e ferramentas de bom uso e aproveitamento da Internet.
    Não há em Mossoró nenhum trabalho de inclusão digital como mecanismo de educação e cidadania. Estamos realmente atrasadíssimos.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a experiencia-implantação da Internet Comunitária,mas o grande problema no Brasil não é a instalação mas a manutenção do serviço publico em condições de uso.

    Espero que a experiencia sirva como ponto de partida para outras regiões do Brasil,gostaria de receber mais informações a respeito.

    Roberto Wolf

    pantanaldoms@gmail.com
    http//twitter.com/alerta_geral
    www.politicageral.com

    ResponderExcluir