quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Retrospectiva do Twitter e memória colaborativa

Fazia muito tempo que eu não postava não por falta de assunto, mas de tempo mesmo.
Ontem decidi criar coragem para postar porque fui surpreendida por duas iniciativas interessantes – A Retrospectiva 2011 no Twitter e a retrospectiva dos assuntos mais comentados no Facebook.
Quem acompanha os post pelo Twitter (@Izairathalita) deve ter visto alguns comentários breves que coloquei, mas o blog serve para justamente explicar melhor minhas impressões acerca dessa novidade.
Primeiro é importante lembrar que as Redes Sociais na Internet (ou RSIs para diferenciar das Redes Sociais não virtuais - SANTAELLA, 2011) surgiram para manter ou criar novos laços de relacionamento mediados por computador (RECUERO, 2009, p. 143). Sua finalidade não era informacional.
Quando o Twitter surgiu em 2006 sua pergunta principal, destacada no topo era ‘O que você está fazendo agora?’. Nos últimos cinco anos, a partir das trocas realizadas pelos usuários do Twitter dando-lhe uma característica de uma rede mais informacional – onde a informação passa a ser uma forma de obter prestígio e novos seguidores (Capital Social – RECUERO, 2009) a frase mudou diversas vezes para se adequar a essa característica redesenhada na rede. Hoje a frase principal do Twitter é: ‘Saiba o que está acontecendo no mundo agora’.


Pois bem. No momento que o Twitter coloca no ar a sua Retrospectiva 2011 com os assuntos mais comentados, histórias que surgiram na rede social e os números de Twittes por assunto, tem pontos interessantes que devem ser analisados (com base em muitas leituras que depois faço questão de deixar as referências aqui):




1 – A rede assume sua característica informativa como principal ‘capital social’. A Retrospectiva é um recurso típico das mídias de informação – Jornal, Rádio, TV, Portais informativos na Internet para relembrar ‘os fatos’ mais marcantes daquele ano. Para quem acompanha as notícias e para quem não as acompanha a retrospectiva tem aquela prerrogativa – como se diz nos estudos do Jornalismo – de uma tentativa de organização da sociedade.

2 – No momento em que o Twitter realiza sua retrospectiva aciona a memória construída colaborativamente pelos seguidores na rede social e que, em um dado momento, foi realizado em tempo real. Em Análise do Discurso este é um tema importante para pesquisas nessa área, ou seja, Mídia e memória discursiva. As retrospectivas das mídias em geral tem o papel de reforçar o discurso de lembrança-esquecimento muito freqüentes para que o leitor, usuário, expectador sinta-se parte dessa organização.
Para Pecheux há dois tipos de memória: A vivida pessoalmente e a vivida coletivamente e não necessariamente presenciada. Esta última se realiza principalmente através dos meios de comunicação. Para reforçar eis o que diz Ribeiro e Ferreira (2007) no livro ‘Mídia e Memória - A produção de sentidos nos meios de comunicação’:

“O jornalismo faz, não só do presente, mas do seu passado, as referências fundamentais da sua experiência testemunhal do mundo. É na reconstrução do fato da atualidade, sempre fugaz e também nos seus rituais de rememoração subseqüentes que o jornalismo dá dimensão memorável à experiência humana e sentido a si mesmo como sujeito social/institucional”



3 – A retrospectiva na rede social é uma tentativa de controle desse grande conteúdo informacional que circula e que no meio Internet parece difícil de ser mensurado onde a necessidade de organização é muito maior. Da mesma forma que acontece com outras mídias tradicionais há um filtro, uma seleção do que é e pode ser considerado mais importante de ser lembrado e, logo, não esquecido.


4 - Há a intencionalidade de se reforçar o papel da própria rede (como plataforma de informação, denúncia, articulação por parte dos usuários) quando ela destaca, por exemplo, sua importância no ativismo dos que protestaram no Egito e na ‘Primavera árabe’.

Há tantos outros pontos que destaco, mas que pretendo transformar em um artigo para minha atividade da Pós em Mídias Sociais (disciplina do professor Iano Flávio - @ianoflavio) - pois denotam aspectos como liberdade e controle de informações e, porque não, de memórias.

Voltaremos em breve. =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário