domingo, 20 de setembro de 2015

O Botão ‘Dislike’ no facebook: como devemos receber as críticas alheias


A Rede Social que possui 1,44 bilhões de usuários no mundo anunciou através do CEO Mark Zuckeberg, nesta semana, que vai criar a botão ‘Dislike’ ou ‘Não Curti’ no Facebook muito em breve. Segundo ele, a ideia do recurso é permitir que os usuários expressem outras emoções além de "curtir" aos posts que aparecem na página. Isso se aplicaria à notícias negativas, ou outros posts em que as pessoas não se sentem bem em ‘curtir’.
A ideia de Mark é que a nova ferramenta seja mais clara e permita mais interação aos usuários e não a discórdia, e a intenção não é transformar o Facebook em um grande Fórum onde tudo o que se poste seja avaliado negativamente. Mas de imediato, o anúncio suscitou muitas dúvidas e até um certo medo: o medo da crítica alheia sobre o que dizemos e sobre o que postamos na rede social. Afinal, qual a importância que damos ás curtidas em nossa página pessoal ou empresarial? O que muda?
Primeiro é importante dizer que para o Facebook isso não representa ‘um tiro no pé’. Ao contrário: Eles já pensam em como vão lucrar medindo o que não satisfaz o que as pessoas não gostam ou ‘não curtem,  já que atualmente somente o que é positivo é mensurado pelo sistema. Lembremos que o Facebook monetiza em cima dos cliques, das preferências e dos acessos realizados linkados no Facebook ou com o Facebook. É assim que são apresentadas às empresas, opções de públicos segmentados por idade, sexo, região e PREFERÊNCIAS de produtos e serviços para que as empresas anunciem. O Dislike vai ter esse parâmetro.
As empresas na verdade, poderão ter uma ótima resposta dos seus clientes do que está ou não agradando de maneira mais acertiva, afinal as opiniões já são colocadas e os consumidores estão prontos para reclamar sempre que necessário. O Dislike vem apenas ser um número para rever estratégias e melhorar o seu relacionamento na rede social. Isso é bom.
Mas para o usuário comum, o que realmente representa é a possibilidade de lidar com as críticas e com aquilo que geralmente fica omisso. E aí sim, a gente precisa pensar se estamos prontos. Lembremos que a rede social é um ambiente democrático, onde as pessoas podem e devem emitir suas opiniões, desde que isso não denigra a imagem ou ofenda ninguém. Da mesma forma que as pessoas precisam saber colocar suas opiniões divergentes numa conversa, devem também saber fazê-las nas redes sociais. A dinâmica não muda por estar em um ambiente virtual.
Desse ponto de vista, devemos perceber que o debate é sempre enriquecedor e construtivo quando balisado com argumentos. Precisamos aprender a ouvir as muitas vozes ao nosso redor, as divergentes opiniões e saber combinar isso no ambiente virtual. Muitos vão dizer que não estão preparados, ou que isso não é importante, que vai desfazer amizades e bloquear pessoas, mas, não é possível se isolar das opiniões contrárias no mundo de hoje e, principalmente no ambiente da web.  É importante pensarmos se faremos um bom uso ou não desse novo mecanismo.

*Artigo publicado na colina Mosaicos Digitais, edição de 20/09/2015 na Revista Domingo Jornal de Fato.



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